Parada do Orgulho de Taiwan celebra a conquista do casamento igualitário

Tradução do texto originalmente postado no The News Lens.

________________________

A parada anual do orgulho de Taiwan costumava ser um momento para a comunidade LGBT se expressar e demandar direitos iguais, mas nesse ano, foi um dia para muitos celebrarem.

Em maio de 2019, Taiwan se tornou o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento homoafetivo. Centenas de casais homoafetivos, incluindo alguns de seus pais, participaram de um banquete coletivo de casamento em frente ao palácio presidencial em Taipai no dia seguinte ao da aprovação.

Os organizadores da parada estimaram a participação de 170.000 pessoas, de mais de 100 países. Drag Kings e Queens de outros países da Ásia como Tailândia, Japão e Coréia do Sul participaram da celebração nas ruas de Taiwan.

Um grupo de coreanos vestidos de hanbok, a vestimenta tradicional coreana, disseram que eles tem participado da parada do orgulho de Taiwan nos últimos anos.

“É um evento importante para nós porque Taiwan tem um ambiente receptivo, onde diversas pessoas da Coréia ainda são muito conservadoras e nós não temos uma parada dessa escala”, o grupo contou para o The News Lens.

maxtps383mkh3zoapga9bf1wgwl6vb
Um grupo sul-coreano em vestimentas tradicionais durante a parada do orgulho de Taipei.

A igualdade de matrimônio de Taiwan veio depois de décadas de ativismo LGBT e debate público. Apesar da corte superior já tinha decidido em 2017 que era inconstitucional barrar o casamento homoafetivo, o processo de legalização demorou quase dois anos, com oposição de conservadores pedindo por referendos. Durante os referendos, a maioria dos taiwaneses votaram contra o casamento homoafetivo, mas a comunidade LGBT continuaram as suas lutas.

Na noite da Parada de Taipei, o premier Su Tseng-chang lançou um vídeo explicando porque o casamento igualitário é importante. Falando em taiwanês, o discurso de Su tinha como apelo as gerações mais velhas de Taiwan que podem não aceitar a comunidade LGBT como seus filhos.

“No passado, devido a falta de compreensão, nós pensamos que a homossexualidade era uma doença. Assim como outros, eu já zombei e persegui pessoas gays quando era jovem”, disse Su em seu vídeo. “Mas a ciência médica moderna provou que, apesar de homossexuais serem uma minoria, ela é natural… e nós devemos respeitar e tratar pessoas LGBT com igualdade”.

Na parada, ativistas de Hong Kong também foram vistos com bandeiras do arco-íris com mensagens de protesto “Liberdade para Hong Kong, a revolução de nosso tempo”. Além disso, cantando o slogan, alguns participantes mostraram apoio para a comunidade LGBT de Hong Kong já que semana passada a corte de Hong Kong decidiu não aprovar a união homoafetiva.

xcbe1hca74o04vayj83yzvq88igey1

Em Taiwan, casais homoafetivos ainda estão lutando pelos seus direitos apesar da legalização em maio. A atual lei restringe os direitos de adoção e proíbem casais de diferentes nacionalidades de casarem se o país de origem do parceiro não legalizou o casamento homoafetivo.

Chen Ming-yeng, um advogado representando a Aliança de Taiwan para a Promoção de Direitos para a Parceria Civil, diz que o governo de Taiwan se recusa a reconhecer a união de casais homoafetivos de nacionalidades diferentes baseado no argumento que “violaria a ordem pública e a boa moral”.

Muitos casais de diferentes nacionalidade em Taiwan ainda estão esperando a aprovação de seus pedidos de reconhecimento matrimonial. Mas nessa semana em Taipei, centenas estavam celebrando.

________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): Taiwan Celebrates Marriage Equality With Landmark Pride Parade

Homem de Macau luta pelo reconhecimento do casamento homoafetivo

China aponta que não irá seguir o exemplo de Taiwan na legalização do casamento homoafetivo

Taiwan seleciona comédia gay “Dear Ex” para concorrer ao Oscar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: