Shiho Shimoyama e a luta pela visibilidade LGBT nos esportes

Tradução do texto originalmente publicado no Queerty.

___________________

Nome: Shiho Shimoyamada, 24 anos.

Biografia: Ela nasceu e cresceu na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio, Shimoyada foi qualificada para o time nacional de futebol feminino do Japão nos Jogos Universitários Mundiais enquanto estudava na Universidade de Keio. Depois, ela se mudou para a Alemanha para começar a jogar profissionalmente para o time SV Meppen. Apesar de se identificar como lésbica desde o ensino médio e conheceu a sua atual namorada nesse período, foi somente em fevereiro que ela decidiu se assumir publicamente.

Sair do armário: Primeiro, Shimoyada procurou os seus pais – algo difícil no Japão, onde os direitos LGBT ainda não foram totalmente reconhecidos, e onde clubes esportivos ainda não adotaram leis internas de proteção de atletas queer como em diversos outros países. Como relatado no jornal Mainichi, o pai dela ficou em silêncio por um tempo antes de dizer, “viva o caminho que você escolheu”.

Logo depois, a atleta tweetou que ela tinha uma namorada. Finalmente, em uma entrevista com o Asahi, outro jornal japonês, Shimoyada confessou: Viver em um país onde o casamento homoafetivo era legalizado e jogar em um time onde a sua orientação sexual não era grande problema finalmente deram a ela a confiança e coragem para sair do armário.

Fazendo a diferença: Shimoyada afirma que o que realmente estimulou ela foram as Olimpíadas de Tóquio de 2020, onde organizadores estão trabalhando para criar uma campanha de conscientização, e que atletas no pico de suas carreiras possam se assumir. “Você não vê o rosto de pessoas LGBT”, contou Shimoyada para o Asahi. “Será muito impactante se um atleta LGBT enviasse essa mensagem”. Então ela decidiu se tornar essa atleta. Ela se mudou na esperança de assinar com um time japonês e gravar um vídeo para a PrideHouse Tokyo com o objetivo de quebrar barreiras no esporte.

“De alguma forma eu sabia no colegial que eu não me sentia atraída por homens”, ela disse no vídeo. “Foi só quando eu conheci outras jogadoras de futebol que não eram heterossexuais que eu finalmente percebi que eu poderia ser quem eu era. Você não pode ver isso agora mas você tem muitos amigos LGBT ao seu redor. Para aqueles que estão sofrendo, vamos andar juntos”. Nesse vídeo, ela é a única atleta homossexual na ativa; todos os outros são heterossexuais aliados ou aposentados.

shiho-playing

Palavras de sabedoria: 

“Você irá encontrar muita companhia, com certeza”, diz Shimoyada para outros atletas que ainda estão dentro do armário. “Uma vez que vocês compartilharem os seus sentimentos com os seus colegas, o esporte se tornará mais divertido”.

“Eu quero organizar o meu ambiente com minhas próprias forças para que eu possa viver o meu eu verdadeiro”.

“Com a chegada das Olimpíadas de Tóquio, a curso é de abraçarmos a diversidade. Agora é o momento para fazermos mudanças”.

___________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): Shiho Shimoyamada took on Japanese sports and won a victory for visibility

Atleta lésbica espera que as Olimpíadas de Tóquio aumente a visibilidade LGBT nos esportes

Jogador profissional de Hockey Jon-Lee Olsen faz história ao se assumir publicamente pela televisão

Espaço LGBT aberto em Tóquio tendo em vista o início da copa de Rugby

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: