Espaço LGBT aberto em Tóquio tendo em vista o início da copa de Rugby

Tradução do texto de Taki Tominaga originalmente postado no Kyodo News.

___________________________

Com o início da Copa Mundial de Rugby um espaço para pessoas LGBT e outras minorias sexuais abriu em Tóquio em uma iniciativa cujo organizadores esperam construir nos próximos anos até as Olimpíadas.

A Pride House Tokyo 2019 no distrito de Harajuku ficará aberto até o dia quatro de novembro para disseminar informações positivas sobre a comunidade LGBT e outras minorias sexuais e servir como um espaço seguro para os fãs durante as seis semanas de campeonato.

Localizado em um espaço comunitário para caridades, é o primeiro espaço dedicado à conscientização de minorias sexuais a ser lançado durante a Copa Mundial de Rugby e também o primeiro do Japão. Ele tem uma biblioteca de livros infantis sobre minorias sexuais coletadas ao redor do mundo.

Organizadores também realizaram um evento onde o juiz de rugby abertamente gay Nigel Owens, um galês que oficializou a primeiro jogo entre Japão e Russia.

2

Enquanto o espaço é o primeiro a abrir durante um evento de rugby, espaços semelhantes já foram estabelecidos nas cidades que receberão as Olimpíadas e outros eventos esportivos internacionais desde 2010.

A Pride House Tokyo Consortium, formada de indivíduos, corporações e grupos sem fins lucrativos, planejam abrir um espaço semelhante durante as Olimpíadas de Tóquio de 2020 e nas Paraolimpíadas.

Depois de 2020, o consórcio planeja lançar um centro LGBT permanente como um legado dos eventos esportivos, focando em oferecer apoio e serviços de consulta particularmente para jovens LGBT do Japão.

Gon Matsunaka, presidente do consórcio, disse que esportes profissionais é uma das áreas mais difíceis para minorias sexuais expressarem a sua orientação sexual, ganhando a reputação de ser a “fronteira final”.

Muitos esportistas LGBT não conseguem jogar pela falta de segurança, ele adiciona.

“Eu espero que a cooperação entre rugby sirva como uma oportunidade de mudar o mundo dos esportes”, disse Matsunaka no evento de inauguração do espaço para a imprensa.

3

Até o momento, Matsunaka não soube de nenhum jogador profissional de Rugby em atuação que se identificasse como gay, enquanto ex-jogadores são completamente abertos.

Um dia antes da abertura do espaço, o consórcio assinou uma carta de acordo com a Associação de Jogadores de Rugby do Japão assim como a Fundação Maratonista de Tóquio para cooperar na promoção de uma melhor compreensão de minorias sexuais e na operação de eventos esportivos amigáveis para pessoas LGBT.

Shin Kawamura, que é o vice presidente da associação de jogadores de rugby e joga para o NEC Green Rockets, adimitiu que o mundo dos esportes é um ambiente realmente hostil para atletas falarem publicamente sobre questões de gênero e sexualidade.

Porém, Kawamura, que não é gay, disse, “É muito importante que, como jogadores de rugby, nós enviemos a mensagem sobre questões de gênero e sexualidade na sociedade japonesa e no mundo”.

Ele disse que o rugby, que tem um dos requerimentos mais relaxados sobre jogadores estrangeiros entrando em times nacionais, o que pode servir como exemplo de diversidade.

“Eu acredito que esse esporte pode levar a um momento no Japão de normalização da maneira de pensar e nos valores da diversidade”, disse Kawamura.

___________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): LGBT welcoming space opens in Tokyo as Rugby World Cup starts

Casal gay do Japão realiza casamento em Guam

Mulher de Osaka processa hospital depois de ter sua transsexualidade exposta pelo seu empregador

O alarmante problema de exposição de pessoas LGBT no Japão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: