Tradução do texto originalmente postado no The Japan Times.
_________________________
Um casal homoafetivo do Japão realizou a sua cerimônia de casamento em Guam, o primeiro território dos Estados Unidos a reconhecer o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, afirmam oficiais.
Tsuyoshi Kumagai e Robert Francis Yocum estão em um relacionamento há 20 anos e planejavam se casar na ilha, relatou o Pacific Daily News.
O casal é o primeiro casal homoafetivo do Japão a se casar em Guam, disse Sumie Kuba, presidente e gerente da Micronesia Assistance Inc. O casamento homoafetivo não é reconhecido ainda no Japão, apontou Kuba.
O tenente Josh Tenorio, o primeiro tenente governador abertamente gay da nação, foi o responsável a oficializar a união, relataram os oficiais.
“Eu acredito que o forte do casamento LGBT em Guam é que o casal pode legalmente se casar com uma estadia de quatro dias, e então o certificado é emitido e eles podem levá-lo para casa”, disse Kuba.
A atração de Guam como destino de casamentos de pessoas LGBT na região tem aumentado, disse Kuba.
Depois de reconhecer o casamento homoafetivo há quatro anos atrás, Guam oficializou 362 casamentos até março desse anos, contam oficiais.
_________________________
Links relacionados:
Matéria original (Em inglês): Same-sex couple from Japan to marry in Guam
Governo japonês revela pasta com projeto de lei que promove “compreensão sobre questões LGBT”
‘Afternoon Breezes”: O cinema LGBT de Hitoshi Yazaki é revisitado
“Só nos restou ir aos Estados Unidos” – Por que esse casal não pode continuar morando no Japão