Poeta gay e ex-refugiado Ocean Vuong é nomeado para o prêmio MacArthur Fellows de 2019

Tradução do texto de Daniel Reynolds originalmente postado na Advocate.

_________________________

Ocean Vuong foi um dos nomeados para o prêmio da MacArthur Fellows desse ano.

Vuong, que tem 30 anos, é um escritor, poeta e professor assistente do programa de mestrado em artes para poetas e escritores da Universidade Amherst de Massachusetts.

Os textos de Vuong incluem a sua primeira novela de 2019, “Earth We’re Briefly Gorgeous”, o seu livro de poemas de 2016 “Night With Exit Wounds”; e o seu livro fascicular “Burnings” e “No”. Ele recebeu numerosos prêmios pelo seu trabalho, incluindo o prêmio T. S. Eliot, o prêmio Pushcart, e o Prêmio Whiting de poesia. Ele é formado pela Faculdade de Brooklyn, onde estudou literatura inglesa do século XIX.

A MacArthur descreveu Vuong, que se identifica como gay, como um “poeta e escritor de ficção que casa tradições folclóricas com experimentos linguísticos em trabalhos que exploram os efeitos do trauma inter-geracional, experiências como refugiado, e a complexidade de identidades e desejos com muita eloquência e claridade”.

Vuong nasceu na cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Ele e sua família foram forçados a deixar o seu país por causa da sua ancestralidade miscigenada, contou ele para o The Guardian; o seu avô era um soldado dos Estados Unidos durante a guerra do Vietnã que se apaixonou por uma “menina analfabeta dos campos de arroz”, a sua avó. Depois de sua expulsão, ele e sua família moraram em um campo de refugiados nas Filipinas por um ano antes de migrarem para Connecticut em 1990.

“Por causa da natureza precária da minha própria história eu não gosto em qualquer tipo de gênero literário, de etiquetá-las”, disse Vuong para o The Guardian. “No final, nós estamos somente escrevendo sentenças e contando histórias”.

A MacArthur Fellowship, também conhecida como “Genius Grant”, é apresentada anualmente para duas a três dúzias de indivíduos de qualquer campo que mostrem “extraordinária originalidade e dedicação nas suas buscas criativas e uma capacidade marcante de auto-direção”. É um “prêmio de US625.000, sem nenhuma associação” que é um “investimento em seus potenciais”.

_________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): Ocean Vuong, Gay Poet and Former Refugee, Named 2019 MacArthur Fellow

Conheça o ativista LGBT e autor afegão Nemat Sadat

Três artistas falam como é ser Queer, Muçulmanos e Paquistaneses

Sobre o quadrinho “Ameaça de Morte” de Vivek Shraya

2 comentários em “Poeta gay e ex-refugiado Ocean Vuong é nomeado para o prêmio MacArthur Fellows de 2019

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: