Bowen Yang se torna o primeiro asiático queer a entrar no elenco de Saturday Night Live

Tradução do texto de Nico Lang originalmente postado na Out.

______________________________

Bowen Yang fará história em setembro quando ele entrar oficialmente no elenco de Saturday Night Live.

O programa de quadros de comédia anunciou que Yang será promovida como parte do elenco na próxima 45ª temporada, ao lado do comediante Shane Gillis e Chloe Fineman. Yang entrou para equipe de roteiristas do SNL na última temporada e teve a sua estréia no palco de 30 Rock em março, interpretando o ditador Kim Jong-un em um quadro sobre uma reunião do Kremlin.

Yang, cujos pais são imigrantes chineses, é o primeiro artista de ascendência asiática a entrar para o elenco de SNL. Somente alguns descendentes de asiáticos já apresentaram o programa; a curta lista incluem Lucy Liu, Sandra Oh, Jackie Chan, e Kumail Nanjani. Quando Awkwafina participou como apresentadora em 2018, ela foi a primeira mulher asiática a ocupar essa posição em 18 anos.

O comediante – que também co-apresenta o podcast Las Culturistas e apareceu na comédia romântica Megarromântico – é também uma das poucas pessoas LGBT a integrarem a primeira equipe de roteiristas do programa. Depois de Terry Sweeney se tornar o primeiro intérprete assumido a entrar no elenco pro um breve período em 1985, houve somente outras três pessoas queer nessa equipe: Damitra Vance, John Mihiser e Kate McKinnon. McKinnon, que se identifica como lésbica, venceu dois Emmy pelo seu trabalho no SNL.

Yang está então quebrando o teto de vidro duas vezes: tanto como o primeiro membro asiático e o primeiro asiático queer a entrar para o elenco do programa.

Apesar do histórico do programa de baixa inclusividade, a série produzida por Lorne Michael tem se comprometido cada vez mais em montar um elenco diverso nos últimos anos. O atual elenco inclui comediantes racializados como Kenan Thompson, Ego Nwodim, Melissa Villaseñor, Chris Redd e Michael Che. Leslie Jones, que foi nominada ao Emmy pelo seu trabalho no SNL ano passado, anunciou que ela estará  saindo do elenco antes da próxima temporada.

Yang ainda não comentou publicamente essa notícia, que foi relatada primeiramente pelo site TV Line. Ele irá entrar no esforço de trazer luz a comunidade LGBT no programa de 2 de Novembro, apresentado por Kristen Stewart, a primeira vez desde que ela saiu do armário em fevereiro de 2017.

______________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): ‘SNL’ Just Announced Its First Queer Asian Castmember

Hayley Kiyoko se lembra que já pedirem para ela expressar “menos a sua sexualidade”

Depois de sucesso, romance gay de Grey’s Anatomy continuará na próxima temporada

Nova Web-série de Margaret Cho acompanha a história de uma profissional de sexo BDSM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: