Malásia censura cenas gays do filme Rocketman

Tradução do texto originalmente publicado no South China Morning Post.

__________________________

Malásia censurou cenas de sexo gay em Rocketman – um musical baseado na vida do cantor britânico Elton John – levantando condenações de críticos da arte de que o país esteja se tornando um “estado babá”.

Cinéfilos do país tomaram as redes sociais para criticar os cortes que incluem cenas que apresentam sexo e beijos gay, depois que Rocketman foi estreado na Malásia.

“Nós não permitimos qualquer cena que promova LGBTs em filmes que são para a exibição pública”, disse Safaruddin Mohammad Ali, chefe do departamento de censura de filmes da Malásia, para a Thomson Reuters Foundation.

“Apesar de ser sobre a vida real de Elton John, não cabe a ele permitir ao público ver ou não o que ele faz ou atividades que ele desfruta, não é a nossa cultura”.

Sodomia é um crime punível com até 20 anos de prisão na Malásia, um país de maioria muçulmana com mais de 32 milhões de habitantes.

Safaruddin e a distribuidora local de filmes, United International Pictures, se recusaram a falar quantas cenas foram cortadas. A distribuidora disse que “respeita as regras do governo”.

3c1cc93a-b43b-11e9-8f9c-a6398a9f90a9_1320x770_174311
Taron Egerton interpretando Elton John e Richard Madden como Reid em uma cena do filme Rocketman.

Rocketman, estrelando o arto Taron Egerton, acompanha os primeiros passos de John na indústria de música, de suas aulas de piano quando criança até a sua explosão no cenários dos Estados Unidos e as festas cheias de álcool e drogas.

Ele recebeu uma classificação etária de +18 na Malásia.

“Nós não precisamos de um estado baba” disse o crítico e personalidade da televisão malaia Sharaad Kuttan, que assistiu ao filme.

“Os governos hoje não podem controlar a representação da comunidade LGBT e de seus indivíduos – eles estão lutando uma batalha perdida” ele disse, se referindo a popularidade de plataformas de streaming como Netflix.

Em junho, o cantor condenou a Rússia por censurar cenas de sexo gay e consumo de drogas em Rocketman, enquanto Samoa proibiu o filme por causa da sua representação da homossexualidade.

Censores de filmes da Malásia proibiram no passado filmes por serem considerados religiosamente insensíveis, e em 2017 a estréia do filme “A bela e a fera” da Disney foi atrasada por causa de “um momento gay” no filme.

__________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): ‘We don’t need a nanny state’: Malaysia censoring Rocketman gay scenes prompts pushback from fans of Elton John biopic

Jurista malaia acusa o governo de “covardia” em questões de direitos LGBT

Escola malaia emite pedido de desculpas depois de grupo de terapia de conversão aparece no anuário dos alunos

Time de Netball formado de pessoas trans foi banido de competir na Malásia

Um comentário em “Malásia censura cenas gays do filme Rocketman

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: