Li Huanwu, neto de um dos fundadores de Cingapura, se casa com o seu namorado na África do Sul

Tradução do texto de Dewey Sim originalmente postado no South China Morning Post.

______________________________

O neto de um dos fundadores de Cingapura, Lee Kuan Yew, revelou sobre o seu casamento com o seu atual marido na África do Sul, recebendo uma reação positiva em seu país, onde a homossexualidade ainda é criminalizada, e nos países ao redor.

Li Huanwu, o segundo filho de Lee Hsien Yang, foi visto com o seu parceiro Heng Yirui em uma postagem no Instagram com a legenda “Hoje eu me casei com minha alma gêmea. Esperando por uma vida cheia de momentos como esse”. A foto mostrava os dois usando camisas brancas e calças khaki em uma reserva da Cidade do Cabo.

“Eu irei repetir o comentário que eu fiz ao Pink Dot – hoje foi um dia que nunca pensamos ser possível quando eramos crianças. Estamos cheios de alegria para compartilhar essa ocasião na companhia de amigos e familiares”, disse Li para o South China Morning Post.

b1824ea4-812b-11e9-bda2-8286175bc410_1320x770_174104
O feliz casal com seus familiares.

O pai de Li, Lee Hsien Yang, é o filho mais novo do fundador Lee, que faleceu em março de 2015.

Quando questionado sobre o casamento de seu filho, Lee disse para o Post: “Eu acredito que o meu pai ficaria muito feliz com isso”.

Sexo entre dois homens ainda é considerado ilegal em Cingapura sob a seção 377A do Código Penal mas Lee Kuan Yew, que foi o primeiro ministro por 31 anos até 1990, foi conhecido por expressar uma opinião diferente do governo nesses anos.

A cerimônia foi realizada na Africa do Sul, onde o casamento homoafetivo foi legalizado em 2006. Isso também coincidiu com a celebração sobre a recente legalização do casamento homoafetivo em Taiwan – o primeiro do gênero na Ásia.

Sites de notícias independentes de Cingapura, incluindo Mothership.sg e The Independent, foram rápidos em levar o anúncio para todas as mídias. A postagem do Facebook da Mothership atraiu mais de 1.700 reações e 400 comentários, a maioria positiva congratulando o casal. Uma usuária, Donna Lim, comentou: “Parabéns! O amor não tem fronteiras”.

Na China continental, múltiplas postagens sobre o casamento de Li surgiram no aplicativo de mídia social WeChat, que angariou centenas de reações e comentários em menos de 24 horas.

Alguns reagiram com desdém mas muitos dos comentários chineses foram de congratulação do casal, com alguns esperando que Li tome a frente dos direitos LGB de Cingapura. 

“A homossexualidade é ilegal em Cingapura, e agora, o neto de Lee Kuan Yew está tomando a liderança” disse um internauta.

Outro internauta adicionou: “Amor gay é uma forma de amor, homofobia é uma doença”.

Comentários na postagem do WeChat também apontaram como a comunidade LGBT de Cingapura são alvo de uma lei que criminaliza o sexo entre dois homens. “Cingapura é muito tradicional, e isso pode levar a prisão”, disse um usuário no Facebook.

Outro usuário adicionou: “As leis contra o sexo entre duas pessoas do mesmo sexo de Cingapura foi imposta pelos colonizadores britânicos, mas hoje o Reino Unido legalizou o casamento homoafetivo”.

Li Huanwu foi a público sobre o seu parceiro há mais de um ano antes do casamento. Em 2018, ele e Heng apareceram em uma campanha LGBT intitulada Out in Singapore. Ambos também participaram do Pink Dot, uma celebração anual em apoio da comunidade LGBT em Cingapura.

O pai de Li Huanwu, Hsien Yang, e sua irmã mais velha, Lee Wei Ling, estão afastados de seu irmão mais velho e atual primeiro ministro Lee Hsien Loong por causa de uma disputa sobre os desejos de seu pai de ter a casa de infância deles na Osley Road demolida,  o irmão mais velho de Huanwu, Shengwu, um economista de Harvard, também está enfrentado acusações jurídicas em Cingapura.

No seu livro Hard Truths to Keep Singapure Going, publicado em 2011, o filho mais velho de Lee, que se aposentou do governo no mesmo ano, disse que a homossexualidade “não é um estilo de vida”.

0da4fc10-7eb9-11e9-8126-9d0e63452fe9_1320x770_174104
Li Huanwu (Direita) and Heng Yirui.

“Você pode ler os livros que quiser, todos os artigos. Você sabe que existe uma diferença genética”, disse Lee.

“Eles nascem dessa maneira e é isso. Então, se dois homens ou duas mulheres são dessa maneira, somente deixe eles viverem em paz”.

Antes, no livro The Wit & Wisdom of Lee Kuan Yew, publicado em 2007, Lee diz: “Se for verdade, e eu já questionei médicos sobre isso, que você nasce geneticamente homossexual – porque essa é a natureza aleatória dos genes – você não pode mudar isso. Então porque criminalizar isso?”

______________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): Li Huanwu, grandson of Singapore founding father Lee Kuan Yew, marries boyfriend Heng Yirui – and Chinese social media users cheer them on

Seguranças banem bandeiras do arco-íris em show de Troye Sivan em Cingapura

Estudantes gays de Cingapura sofrem cyberbulling depois que foto deles se beijando começou a circular na internet

Wils, cantor de Cingapura, se assume em novo vídeo-clipe com participação do seu namorado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: