Com grande apoio, a 25ª Parada do Orgulho de Tóquio é realizada no Japão

Tradução do texto de Chisato Tanaka originalmente postado no The Japan Times.

________________________

Com bandeiras do arco-íris voando alto e cartazes coloridos vividamente dispostos sob um céu azul, centenas de membros da comunidade LGBT e seus aliados tomaram as ruas do distrito de Shibuya no domingo do dia 28 de Abril na marcha anual da parada do Festival do Orgulho Arco-íris de Tóquio.

De acordo com os organizadores esperava-se a participação de 10.000 pessoas na marcha desse ano – sendo uma das maiores do país -com mais de 180.000 participantes do festival.

A parada marcou a sua o 25º ano que é realizada, com a sua primeira promoção dos direitos LGBT acontecendo em 1994.

n-lgbt-f-20190429-870x619
(Foto: Ryusei Takahashi)

O tema do festival desse ano foi “Tenha orgulho de quem você é”.

n-lgbt-c-20190429-310x342
(Foto: Chisato Tanaka)

Porém, para um homem gay de 48 anos que participou do festival no parque de Yoyogi, o Japão ainda não é um lugar onde ele sente que pode orgulhosamente expressar a sua sexualidade.

“A minha companhia se apresenta como uma empresa aberta para todos os gêneros e que apoia a comunidade LGBT, mas eu ainda não consigo sair do armário porque eu ainda escuto muitos colegas ainda fazendo comentários maldosos sobre gays”, disse Kazu – que preferiu somente apresentar o seu primeiro nome.

“É uma situação similar para mulheres que querem tirar licença maternidade”, ele explica. “As companhias oferecem esse benefício, mas se uma mãe retira a licença e volta ao escritório, ela não será mais bem vista entre os seus colegas”.

Ele diz que é uma questão introspectiva, e as pessoas precisam mudar as atitudes sobre as minorias.

n-lgbt-i-20190429-310x344
(Foto: Chisato Tanaka)

Um homem de 42 anos que participava da parada junto com Kazu também concordou com esse sentimento, afirmando que ele também não consegue sair do armário porque tem medo de ser excluído socialmente por causa dos esteriótipos existentes sobre homens gays.

“Esconder a minha identidade é mais fácil do que me assumir. Eu sei que meus colegas vão tirar sarro de mim pelas minhas costas se eu me assumir”.

O Festival do Orgulho Arco-íris desse ano foi patrocinado por 278 companhias e organizações, incluindo uma das maiores empresas de serviços Salesforce.com, a agência de recrutamento Bizrearch Inc. e a fabricante de consoles Sony Interactive Entertainment LLC.

n-lgbt-e-20190429-310x335
(Foto: Ryusei Takahashi)

Com a assistência da Buzzfeed Japan, a parada também incluiu placas de membros LGBT que moravam no interior e não puderam comparecer na parada.

No Japão, o casamento homoafetivo ainda não é reconhecido legalmente, então pessoas LGBT ainda sofrem com a falta de direitos que são oferecidos somente à casais heterossexuais.

Mesmo assim, em algumas áreas, incluindo o distrito de Shibuya, onde a parada foi realizada, casais homossexuais podem adquirir certificados de parceria que reconhecem o relacionamento deles em serviços hospitalares e na aquisição ou aluguel de residência, apesar do certificado não ter valor legal.

Até o dia 28 de maio, o distrito de Shibuya emitiu 33 certificados de parceria.

“Eu tenho participado do evento todos os anos nesses últimos quatros anos, e a cada ano eu vejo mais e mais pessoas se reunindo para participar da marcha”, disse uma mulher bissexual de 20 anos que veio ao evento com o amigo dela. “Eu acho que é um bom sinal que mais pessoas estão buscando pela igualdade de gênero e promovendo a diversidade no Japão”.

n-lgbt-g-20190429-870x579
(Foto: Ryusei Takahashi)

________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): With spirits high, the LGBT community and supporters marks Tokyo’s 25th pride march

Tomomi Inada e a “Promoção da Compreensão” de questões LGBT no Japão

Campanha mostra o dia a dia de mulheres trans no Japão

Atleta lésbica espera que as Olimpíadas de Tóquio aumente a visibilidade LGBT nos esportes

Um comentário em “Com grande apoio, a 25ª Parada do Orgulho de Tóquio é realizada no Japão

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: