Primeiro grupo teatral LGBT da Índia aberto em Kerala

Tradução do texto originalmente publicado na The Quinth.

_________________________

Nos fundos de um palco temporário construído no dia do Orgulho LGBT, Prijith estava de pé tenso. Ele olha preocupado mesmo quando descreve aos jornalistas a nova programação que estão prestes a lançar com o fim da marcha em Manaveeyam Veed na cidade de Thiruvananthapuram.

Eles abririam um grupo teatral LGBT, Q Rang, o primeiro do país, ele conta. E um grupo de auto-ajuda para a comunidade trans, diz Prijith, parecendo um pouco distraído.

O fundador da Queerythm, uma organização que trabalho pelos direitos de minorias sexuais, Prijith somente relaxa quando a sua colega e membro da célula trans da Social Justice, Syama Prabha, vem até ele dizer que está tudo bem, que a polícia do museu não iria interferir na programação da noite.

Ele assobia antes de sorrir novamente e pegando o protocolo de aprovação a marcha continua. “Nenhum dos materiais que usamos são não-biodegradáveis. As bandeiras do arco-íris são todas feitas de algodão ou uma mistura de materiais com algodão”, diz Prijith, agora sorrindo.

Ele estava bastante feliz ao perceber o inesperado número de pessoas que participaram da marcha do orgulho que começou na Universidade do Colégio as cinco e meia da tarde de domingo. “Eu fiquei agradavelmente surpreendido de ver a multidão. Existem pessoas vindo de outros estados – Tamil Nadu, Karnataka e Bengala Ocidental – e também estrangeiros” ele conta.

“Essa também é a primeira parada queer de Kerala depois que a suprema corte descriminalizou a seção 377 do Código Penal Indiano, um ato vindo da era colonial britânica que criminalizava a homossexualidade”.

A marcha continuou através das ruas agitadas da cidade, sem afetar o trânsito, com participantes dançando ao ritmo das percussões e beijando livremente para os fotógrafos.

Depois do lançamento da Q Rang e Jwala, serão feitas programações culturais, inaugurada por Archana Padmini, atriz, membro da sociedade de filmes e professora. Também acontecerão performances da Q Rang, dirigidas por Sreejith Sundaram, e exibições do documentário ficcional Birds of Paradise.

_________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês):  India’s First LGBT Theatre Group Launched in Kerala

Abandonadas: somente 2% das pessoas trans da Índia moram com os pais

Ativista Gopi Shankar fala sobre bullying e seu trabalho de conscientização

Vencedora do concurso Miss Trans entra para o partido político mais antigo da Índia.

Um comentário em “Primeiro grupo teatral LGBT da Índia aberto em Kerala

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: