Tradução do texto de Rik Glauerte originalmente postado no Gay Star News.
________________________
O presidente das Filipinas Rodrigo Duterte afirmou que 40% dos rebeldes comunistas do país são gays.
“Vocês sabiam que 40% dos guerrilheiros da NPA (Armada do Novo Povo) são gays?” afirmou ele durante um comício de acordo com a Phil Star.
A NPA é uma ala armada do partido comunista do país. Tanto as Filipinas e os Estados Unidos tem categorizado eles como uma organização terrorista.
Duterte, também chamado de Donald Trump do Leste, é conhecido por sua boca suja e observações ofensivas.
Ano passado, ele afirmou que 90% dos padres católicos eram gays. Ele também disse que criminosos adquirem uma “latente homossexualidade” na prisão.
A homossexualidade não é criminalizada nas Filipinas, que é majoritariamente católica. Mas, o governo não reconhece a união homoafetiva.
Ativistas LGBT tem pressionado o senado a aprovar o estagnado projeto de lei pela igualdade de orientação sexual e expressão de identidade de gênero que irá proteger pessoas LGBT da discriminação.
A fala do presidente Duterte sobre o casamento igualitário tem mudado muito durante o passar do tempo. Durante a sua campanha presidencial em 2016, ele afirmou que estava “aberto” a legalizar o casamento igualitário.
Depois ele voltou atrás no que disse em 2017. Ele afirmou que estava aberto para uniões civis.
Rebeldes beijaram meu filho
Duterte afirmou para a população que seu filho, Sebastian, tinha contado para ele que quatro soldados da NPA teriam o beijado.
“Quatro rebeldes da NPA me levaram para uma área cheia de coqueiros. E todos eles me beijaram” afirmou Duterte, contando o que seu filho tinha contado.
“Então você foi abusado?” Perguntou Duterte para o seu filho.
“E ele disse: ‘sim, todos me beijaram’. Tudo bem. Agora você sabe como é ser beijado por gays. Vai ficar tudo bem.” Afirmou Duterte.
O fundador do partido comunista das Filipinas, Jose Maria Sison, afirmou que a fala do presidente eram “inacreditáveis”.
Mas, ele afirmou que a NPA aceita recrutas LGBT. Guerrilheiros devem ter somente um comprometimento revolucionário, ele conta.
________________________
Links relacionados:
Matéria original (Em inglês): Philippine president claims 40% of country’s communist rebels are gay
Essa artista filipina captura vulnerabilidade em quartos e banheiros
Pesquisa aponta que nenhuma empresa filipina tem políticas inclusivas para a comunidade LGBT
Se você acha que ser LGBT é algo ocidental, esse texto irá trazer algumas novidades para você