Tradução do texto de Tom Capon originalmente postado no Gay Star News.
____________________________
O Ministério da Justiça do Japão garantiu uma permissão especial para um homem taiwanês permanecer no Japão junto com o seu companheiro.
O homem, que tem cerca de 40 anos, morava com o seu parceiro no Japão por 25 anos. Ele permaneceu no país em situação documental irregular. Porém, em uma decisão rara, a sua deportação foi revocada e o status de residente especial foi-lhe garantida, contou o advogado dele.
O homem estava processando o governo porque lhe foi negada a permissão especial de residir no Japão. Ele agora retirou o seu processo.
De acordo com o Kyodo News, um dos advogados afirmou que “é a primeira vez que a permissão especial de residência foi dada para um parceiro gay estrangeiro de um cidadão japonês”.
Porém, o Ministério da Justiça nega que a sexualidade foi levada em conta na decisão: “Nós não mudamos a nossa conduta comum. Nós não demos peso especial ao fato de que ele estava em um relacionamento homoafetivo mas olhamos holisticamente para a situação, incluindo as suas vidas pessoais”.
Sem igualdade de casamento
O time de defesa diz que o homem originalmente entrou no país com o visto de estudante de um ano em setembro de 1992. Ele se aplicou para uma escola de língua japonesa.
Ele re-ingressou no país com um visto de três meses em outubro de 1993. Um mês depois de ter começado o seu atual relacionamento, que completa 50 anos.
Porém, ele foi descoberto em junho de 2016. Sua deportação foi ordenada, mas o homem abriu uma petição na Corte do Distrito Tokyo no ano seguinte para a sua deportação ser revocada.
Enquanto algumas cidades oferecem certificados simbólicos de parceira, o Japão não reconhece oficialmente o casamento homoafetivo.
De acordo com o Japan Times, o homem criticava o governo por não reconhecer a parceria homoafetiva: “Nos últimos 25 anos, eu não tive outra oportunidade de morar com a pessoa que eu amo de forma escondida, já que casais gays não são aceitos socialmente”.
“Se nós tivéssemos a permissão de se casar, nossas vidas teriam sido muito diferentes”.
____________________________
Links relacionados:
Matéria original (Em inglês): Gay man wins right to stay with partner of 25 years after deportation threat
10 casais processam o governo japonês em busca do casamento igualitário
Ativistas apelam que o Japão tome uma postura e legalizem o casamento igualitário
Depois de 13 anos de atividade, grupo drag “Hoshizuku Scat” lança o seu primeiro álbum
Deixe um comentário