Drag Queen paquistanesa dá aos homens um gostinho da própria toxicidades em show de comédia

Tradução do texto de Haseem uz Zaman originalmente postado no Geo.

____________________________

Miss P. Chattni, a primeira drag queen paquistanesa a performar em shows de comédia adulta, em uma apresentação recente expôs os homens à própria hipocrisia ao pressionarem mulheres a serem perfeitas assim como sua cultura performativa.

Apesar de ter sempre admitido consistentemente seu amor por homens em seus shows, Miss P. Chattni, que fez sua estreia em Karachi em Liberals Ki Aadhi Saazish em um sucesso estrondoso no último ano, fez dos homens o alvo de piadas e não perdeu oportunidade de apontar seus comportamentos tóxicos que ao longo do tempo se tornam uma bola de neve de bagagem emocional com que as mulheres precisam lidar.

229207_3721128_updates

A drag apresentou-se com um vestido azul brilhante no comprimento dos joelhos, peruca castanha clara – uma transformação bem recebida pelo último Desi de Setembro em que ela usou um saree marathi vermelho e roxo com cabelo comprido e maquiagem perfeita.

Após a performance de dança, ela pediu a palavra para a multidão que fez grande recepção e anunciou o lançamento da marcha Aurat (Marcha da Mulher) em 8 de março de 2019 e pediu para os seus fãs – homens, mulheres, pessoas de todas as identidades sexuais e identidades de gênero, se juntarem a ela.

“Esse é o momento do empoderamento das mulheres. Isso é aurat raaj,” ela exclama o canto popular da marcha aurat. “Venham para a marcha aurat, e então para o meu show- no dia seguinte.”

229207_4235803_updates

Em uma zombaria hilária ela afronta homens conservadores que olham mulheres independentes como animais predatórios e que quando mulheres curtem ser elas mesmas, eles as vigiam e as assediam.

A rebelde, corajosa e sem remorso Miss P. Chattni recorda suas escapadas ousadas e aventurescas com homens – brancos e marrons – por carros, competições, estradas. Apesar disso, reconhece que o ego masculino é muito frágil e que “diversos homens não podem coexistir porque eles sempre acabam brigando”.

Miss P. Chattni tem uma política de não filmagem em suas performances ao vivo que ela descreve como “exclusivamente reservada para os depravados e os desesperados”, também entrou na onda do desi men (culturas do subcontinente indiano) de diversas universidades e explora como eles se comportavam perante mulheres, indicando o tipo de cultura nas instituições educacionais locais.

229207_480886_updates

Ela menciona assediadores sexuais  de escolas privadas,  os homens de “justiça social” de outra escola localizada na periferia de Karachi e alguns que são “legais mas com décadas de trauma emocional” de um instituto de um dos bairros de mais alto nível da metrópole.

Uma admiradora curiosamente obsessiva do ativista Jibran Nasir, a drag queen aponta sabiamente que alguns homens – especialmente desi – realmente precisam se abrir para a ideia de procurarem ajuda terapêutica porque as mulheres não são suas “mentoras”.

229207_9449594_updates

É uma realidade preocupante que os homens fiquem presos pelo patriarcado macho e a problemática “cultura bro” que perpetua o favorecimento de amigos homens sobre o respeito às mulheres e aceitação de mulheres amigas, e menosprezam homens que expressam emoções e desejo de subverter o heteropatriarcado.

Sim, tal como Miss P. Chattni coloca, cabe aos homens reconhecerem e acabarem com sua toxicidade.

____________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): Pakistani drag queen gives men taste of their own toxicity in comedy show

Ativistas realizam a Primeira Marcha Trans do Paquistão

Humza Mian e a incrível história por trás do nome de sua drag ‘Manghoe Lassi’

Comunidade LGBT do Paquistão cria esperança depois de decisão da corte indiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: