Myanmar celebra o orgulho com a primeira Parada de Barcos

Tradução do texto de Sofia Lotto Perslo originalmente postado no Pink News.

________________________________

A comunidade LGBT de Myanmar celebrou o Orgulho com uma parada de barcos pela primeira vez na história.

Cerca de 600 pessoas participaram da parada, que era composta de um barco semelhante a um cruzeiro e diversos barcos de maneira que desceram o rio Yangon no dia 26 de Janeiro, levantando diversas bandeiras do arco-íris.

“Pessoas LGBT do Myanmar, especialmente os jovens, estão mais corajosos e mais assumidos”, conta Hla Myat Tun, co-diretor e organizador do grupo &Proud.

As festividades estão sendo realizadas em espaços públicos pelo segundo ano consecutivo.

gettyimages-1089547792-650x433

Em janeiro de 2018, cerca de 12.000 pessoas participaram do festival &Proud que aconteceram em um parque de Yangon, a maior cidade de Myanmar, onde as atividades do festival ocuparam duas semanas consecutivas, incluindo uma corrida de drag queens com lançamento de bolsas, e a exibição de diversos filmes LGBT.

Nos anos anteriores, os organizadores tiveram que realizar as atividades do festival no discreto jardim do Instituto Francês.

A comunidade LGBT de Myanmar ainda sofre com a falta de direitos. A lei da era colonial britânica que criminaliza a homossexualidade, a seção 377 do código penal, ainda existe com pena máxima de prisão perpétua.

A lei é raramente utilizada, mas no ano passado a organização não governamental Colours Rainbow publicou um estudo indicando que pessoas LGBT, especialmente mulheres trans, permanecem vulneráveis ao abuso e exploração devido ao que eles chamam de “lei obscura”, que dá a polícia o poder de prender qualquer um que esteja fora de casa depois do anoitecer usando um “disfarce”.

O Festival do Orgulho de Myanmar premia o ator gay Okkar Min Maung

De acordo com a AFP, as festividades do Orgulho de Myanmar desse ano tiveram como tema “Heróis”, em reconhecimento e celebração daqueles que apoiaram a comunidade LGBT tornando-a cada vez mais visível.

Uma dessas pessoas foi o popular ator de cinema Okkar Min Maung, também conhecido como Ye Htoo Win, que se assumiu gay através de um vídeo do facebook para os seus milhares de seguidores.

gettyimages-1089547790-650x433

O ator recebeu o “Prêmio de Herói LGBT” durante uma cerimônia que aconteceu em Yangon, que foi entregue para a sua mãe, Nylar Thein Myint – que também ganhou o “Prêmio de Mãe mais Incrível” pelo apoio que deu ao filho.

Ele postou uma foto da cerimônia em sua página do Facebook e escreveu: “Eu prometo que irei continuamente levantar a bandeira da liberdade e direitos LGBT de Myanmar. As poucos a situação está mudando depois de anos de luta e opressão”.

Ele continuou dizendo: “Esse prêmio me empoderou e me deu a força para representar toda a comunidade LGBT de Myanmar. Eu irei continuar seguindo os meus sonhos sem desistir. É meu desejo manter-me uma influência positiva para toda a comunidade LGBT. Eu quero deixar a minha marca no coração e na mente de todos e que isso possa se tornar o legado que eu deixarei ao mundo, para um dia alguém olhar para mim e dizer: Por sua causa eu não desisti”.

________________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): Myanmar celebrates Pride with first-ever boat parade

Os maiores e mais agitados eventos LGBT da Ásia

Festival LGBT de Myanmar sai as ruas pela primeira vez.

Recapitulando: Como foi o Dia Contra a LGBTfobia de 2018 ao redor da Ásia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: