Legislador japonês Tom Tanigawa é criticado por dizer que relações LGBT são “como um hobbie”

Tradução do texto de Eric Johnston originalmente postado no The Japan Times.

_________________________________________

Um legislador do Partido Democrático Liberal (LDP) está sendo criticado por sugerir que relações homoafetivas são um tipo de “hobby” e que medidas legais para permitir o casamento entre pessoas do mesmo gênero não são necessárias.

“Não é que eu não aprove a diversidade e acho que tudo bem uma mulher gostar de uma mulher ou um homem gostar de outro homem. Mas não é necessário que se legalize o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. É como um hobby”, disse Tom Tanigawa, 42 anos, em um web-show no dia 29 de Julho.

Tanigawa, um legislador da província de Osaka, não cedeu nenhuma declaração para o The Japan Times. O Asahi Shimbun relatou que, em uma resposta por escrito, Tanigawa afirmou que ele não tinha a intenção de discriminar a comunidade LGBT, e que reconhecer o casamento entre duas pessoas do mesmo gênero sob o artigo 24 da constituição é algo muito difícil.

O artigo 24 afirma que “O casamento deve ser baseado somente no consentimento mútuo entre ambos os sexos e deve se manter através da cooperação mútua com direitos iguais entre marido e mulher”.

A declaração Tanigawa veio a tona dois dias antes de uma reunião em Osaka, de representantes de um grupo que reune mais de 200 legisladores LGBT de todo o país que foi formado ano passado. Taiga Ishikawa, um membro da assembléia municipal do distrito de Toshima e porta voz do grupo, disse que os comentários de Tanigawa causam incompreensões e preconceitos contra a comunidade LGBT e vai contra as próprias políticas do LDP.

“Os comentários de Tanigawa não são algo que possamos tolerar, já que esse tipo de preconceito irá se espalhar, tornando ele ainda pior. Apesar do fato de que o LDP tem uma cartilha que existem pessoas que erroneamente chamam o estilo de vida de pessoas LGBT como um hobby, nós temos comentários como o de Tanigawa”, conta Ishikawa.

O comentário foi feito dias depois que outra companheira de partido, Mio Sugita, foi fortemente criticada por chamar a comunidade LGBT como improdutiva em termos de natalidade e por escrever na última edição da revista Shincho 45 que o dinheiro dos impostos não deveriam ser usados para apoiar casais LGBT pelos mesmos motivos.

Seus comentários receberam imediatamente críticas de outros membros do partido, incluindo o ex-secretário geral Shigeru Ishiba, que disputa o cargo de líder do partido com o primeiro ministro Shinzo Abe. Centenas de pessoas se reuniram na frente da cede do partido em Tóquio em protesto contra as declarações de Sugita no dia 27 de Julho.

Dias depois, o partido lançou uma declaração oficial, dizendo que ela estava expressando as suas opiniões pessoais e que foi instruída a ser mais cuidadosa.

“É um fato de que as suas declarações demonstram uma falta de entendimento do problema e falhou em levar em consideração o envolvimento do partido”, disse o LDP em seu site oficial.

Assim como Sugita, Tanigawa faz parte de uma geração jovem de políticos com visões conservadoras. Ele tem sugerido que a família “tradicional” é formada pelo casamento entre um homem e uma mulher que gerem filhos, e por isso prevenindo que o Japão entre em ruínas.

Tanigawa, um ex-ator cujo nome real é Tomohide, se opõe que o japão tenha uma imperatriz no poder. Ele também sugeriu que a constituição seja revisada e indicou que ele é a favor de um debate sobre a possibilidade do país se armar com armas nucleares.

_________________________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): LDP lawmaker Tom Tanigawa under fire for saying LGBT relationships are ‘like a hobby’

Centenas protestam contra as declarações da legisladora Mio Sugita sobre pessoas LGBT serem “improdutivas”

Placa em banheiros de Osaka provocam mais dano do que ajudam a causa LGBT

Homem de Osaka que foi barrado na cremação do seu parceiro procura herança e reparação de danos em processo pioneiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: