Tradução de um texto originalmente publicado no WowShack
____________________________________
Os últimos anos não foram positivos para a comunidade LGBT indonésia.
Em breve, parlamentares da Indonésia poderão votar em uma nova lei que criminaliza o sexo fora do matrimônio e o sexo homossexual em uma mudança radical do código criminal. A Indonésia tinha uma orgulhosa tradição de tolerância com a comunidade LGBT.
Mas o que mudou agora?
Uma linha do tempo dos acontecimentos
O Reformasi KUHP foi formada para atualizar o Código Criminal de 2005.
Mesmo eles tem expressado preocupações que o novo código criminal irá afetar negativamente a democracia da Indonésia e a liberdade de expressão e pode seriamente prejudicar “grupos vulneráveis” do país.
Apesar disso, a opinião pública tem incitado no Novo Código.
Uma enquete de Janeiro feita pelo Saiful Mujani Research and Consulting descobriu que 87,6% dos indonésios pensam que pessoas LGBT são uma ameaça para a Indonésia.
Uma pesquisa de 2013 feita pelo Pew Research acreditam que a homossexualidade era “moralmente inaceitável”. E é por isso que as novas punições se tornam ainda mais graves…
Cometer um “Ato Público de Obscenidade” pode levar até a 18 meses de prisão.
Atos enquadrados como “Publicação de pornografia” pode levar a 9 anos de prisão.
Talvez a única consolação para a comunidade LGBT é que essas leis não se aplicarão para a vida privada. Ichsan Soelistio, que está no painel de legislação e direitos humanos que irá decidir a redação do código criminal afirma que:
“Nós iremos proteger a vida privada deles, incluindo as suas vidas sexuais, desde que eles não as demonstrem em áreas públicas”
Não iremos desistir tão facilmente
Não é raro que a comunidade LGBT seja tratada de maneira severa em momentos de eleição. Mas esse sentimento é diferente. Se o destino dela é inserida dentro de um código criminal – um código criminal que não foi alterado em séculos – poderá demorar outros cem anos até que os seus direitos sejam reconhecidos na Indonésia caso esse código seja aprovado.
Mas ainda existe a chance de que ele não seja aprovado. Lembrem-se, o código criminal poderá incluir sexo fora do casamento para todos – gays e héteros – o que pode afetar a geração mais jovem de indonésios heterossexuais também.
Como Ael, um jovem entrevistado pela CNN, afirma:
“Nós somos o futuro desse país então temos que lutar por ele. Nós devemos lutar juntos”
__________________________________
Links relacionados:
Matéria original (Em inglês): It’s Never Been More Dangerous To Be LGBT in Indonesia
“Nunca vi nada parecido com isto”: Sobre as repressões aos LGBT+ da Indonésia
Pelo menos 100 LGBTs são presos, torturados e humilhados no Azerbaijão