Os maiores e mais agitados eventos LGBT da Ásia

Tradução do texto de Lainey Loh originalmente postado no Travel Wire Asia.

________________________________

Festival &Proud, Myanmar

O festival &Proud de Myanmar ganhou a atenção por ter realizado pela primeira vez as suas atividades em um espaço público desde a sua idealização em 2014.

Pela primeira vez ao céu aberto o festival aconteceu no Parque Thakin Mya no centro de Yangon, o evento se estendeu por duas semanas consecutivas de exibições de filmes, performances, batalhas de lip sync, painéis de perguntas e respostas com diretores, olimpíadas drag, festas, jogos, mesas de debate e DJs.

É uma conquista para a nação socialmente conservadora onde relações homossexuais são descriminadas e ainda são consideradas ilegais.

Na verdade, a Seção 377 do código penal de Myanmar proíbe relações homossexuais e tem sido utilizada para perseguir pessoas LGBT. Além de multas, a punição pode alcançar 10 anos de prisão.

PROUD-Myanmar-LGBT

Os organizadores do &Proud ficaram impressionados com a permissão de realizar o festival em um espaço público. “Eu diria que isso não seria um avanço somente para a comunidade LGBT. Isso é para o país inteiro, reconhecendo igualdade e direitos humanos básicos”, disse o co-diretor do evento Hla Myat Tun (33 anos).

Reuniram-se cerca de 6.000 pessoas só no primeiro dia, um aumento impressionante se comparado com os 2.000 ou 3.000 participantes nos anos anteriores. Talvez isso ajude a pavimentar o caminho para Myanmar, algum dia, tornar-se outro país asiático a reconhecer o casamento ou união civil entre pessoas do mesmo sexo, logo depois de Taiwan.

PROUD-Myanmar

Em maio de 2017, A suprema corte de Taiwan se colocou em favor do casamento igualitário, tornando-o o primeiro país da Ásia a tomar essa decisão. Apesar de ainda existir um longo caminho para os direitos LGBT em Myanmar, pelo menos a realização de um festival em espaço público permitiu um espaço para educação e reconhecimento.

Tokyo Rainbow Pride, Japão

Tokyo Rainbow Pride de Tóquio é um festival de uma semana que celebra a diversidade da comunidade LGBT de Tóquio. Já no seu sétimo ano, o evento abraço diversas atividades (filmes, encontros, exibições, festas) que dialogam com diversos grupos diferentes dentro da comunidade LGBT e tem organizadores de Tóquio e do mundo inteiro. A vibrante celebração culmina com mais de 6.000 pessoas andando através os distritos de Harajuku e Shibuya, jundo com uma parada de trios elétricos.

Hand in Hand Festival, Coréia do Sul

Hand-in-Hand-Seoul-2017

Hand in Hand é a regional do bienal Queer Choral Festival, que une corais LGBT de todo o continente. O festival, que tem as performances de corais da Ásia, foi realizado pela primeira vez em novembro de 2015 em Taipei. Hand in Hand Seoul aconteceu no Mapo Art Center em junho de 2017, com a apresentação de oito grupos totalizando 160 membros, incluindo o grupo G-Major de Taiwan, Harmonics de Hong Kong, e o Beijing Queer Chorus da China. Em entrevista sobre o evento, o ativista Nagi da UNNInetwork contou para o The Hankyoreh que “ao invés de simplesmente permitir que o medo e o desespero nos domine, nós estamos nos unindo e cantando juntos em uníssono sobre a dignidade humana, igualdade, amor e paz”.

Pink Dot, Singapura

Pink Dot de Singapura é um evento anual gratuito, sem fins lucrativos, que começou em 2009, em apoio à comunidade LGBT. Como o primeiro evento LGBT público de Singapura, ele marcou história com a maior participação da ocupação do Speakers’ Corner no Parque Hong Lim, um marco para a comunidade LGBT do país. Participantes do Pink Dot se reunem para formar um “ponto rosa” como maneira de apoiar a inclusão, diversidade, e a liberdade de amar. O evento normalmente apresenta também concertos e estandes dos grupos que apoiam a organização e a causa da comunidade LGBT.

Metro Manila Pride, Filipinas

Metro Manila Pride das Filipinas une a comunidade LGBT do país em nove horas de atividades, performances e uma marcha como símbolo da união. Sendo a mais antiga Parada do Orgulho do sudeste asiático, o evento empodera pessoas LGBT ao celebrar o crescimento da comunidade e lutando pelas causas que impactam os seus membros (violência doméstica, discriminação no espaço de trabalho,  e construção de escolas).

Viet Pride, Vietnã

yannis-papanastasopoulos-327336-1024x683

Sob o lema “Somos queer, estamos aqui”, os eventos do Viet Pride do Vietnã em Hanoi buscavam promover conscientização e visibilidade para o amor homoafetivo e pessoas trans em todas as esferas públicas, como no espaço de trabalho, escolas e cafés de todo o Vietnã. Centenas participaram da colorida parada que foi realizada sobre bicicletas e motos – a forma mais comum de transporte no país. Participante do Viet Pride também participaram de exibição de filmes, workshops, painéis de discussão, e diversos diálogos centrados nos direitos LGBT.

Shanghai PRIDE, China

ShanghaiPRIDE-2017

Esse foi o nono ano consecutivo do Shanghai PRIDE, um evento do orgulho LGBT de uma semana que acontece na China. Foi realizado pela primeira vez em 2009 e sua importância reside no fato de ter sido o primeiro grande evento LGBT a ser realizado na China continental. Com festas, show de talentos, peças, exibições artísticas, a parada, noites de trivia, e painéis de discussão, o festival permite que participantes pintem as ruas com arco-íris todo mês de junho.

__________________________________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): The loudest, proudest LGBT festivals in Asia

A maior parada LGBT do Japão aconteceu em Tóquio

Pessoas LGBT marcham por “Igualidade e Amor” na parada do orgulho de Tóquio

Festival LGBT de Myanmar sai as ruas pela primeira vez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: