Direção diz que fotos de garota trans são “inapropriadas”

Tradução do texto de Alex Bollinger para o LGBTQ Nation.

__________________________

Uma jovem trans ouviu do diretor que as suas fotos para o álbum do colégio eram “inapropriadas” e que não poderiam ser incluídas no anuário. Mas, ela conseguiu que ele mudasse a sua decisão.

Kami Phan é uma estudante do quarto ano do ensino médio da Sothwood High School em Shreveport, Louisiana. No verão passado ela contratou um fotógrafo para as suas fotos, assim como os seus colegas de classe.

Para as fotos, ela usou um pouco de maquiagem, uma camisa polo rosa, e jeans… em outras palavras, ela se vestiu como muitas outras adolescentes da mesma idade.

Mas, meses depois de enviar as suas fotos para a escola, o diretor Jeff Roberts encontrou Phan nos corredores da escola e disse a ela que suas fotos foram rejeitadas. Ele disse que elas era inapropriadas, violavam o código de vestimenta, e que não seriam incluídas no anuário.

Qual parte do código de vestimenta que as fotos violavam? Bem, Phan foi designada homem ao nascer, e ela estava vestida com roupas femininas.

“Eu fiquei muito chateada”, ela disse. “O que me matou foi quando o diretor me disse que eu não deveria me vestir por horas. Eu não me visto de maneira inapropriada. Quando ele me disse isso, eu me senti como uma prostituta. Isso foi muito, muito rude”.

O código de vestimenta de Southwood, porém, não proíbe as roupas que ela estava usando, e estudantes afirmam que Roberts é bastante tolerante a respeito do código de vestimenta. Mas, quando ele disse que Phan não podia usar salto e maquiagem durante a cerimônia, a mensagem foi bastante clara.

“Se eu vestisse a mesma roupa, não haveria nenhum problema, ninguém iria dizer nada. Então porque tratar a Kami de maneira diferente só por causa do que a certidão de nascimento dela diz?” disse Tatjana Cotton, amiga de Phan.

Phan não permitiu que o diretor entrasse no seu caminho. Ela e Cotton começaram uma petição no Chang.org para chamar atenção para o que aconteceu. Ela conseguiu recolher quase 5000 assinaturas, o que é muito, considerando que a escola tem somente 1400 alunos.

No dia 03 de Abril, ela teve uma reunião com o diretor. Sua mãe, o presidente do conselho estudantil, o conselheiro escolar e um ativista LGBT local também marcaram presença.

Depois da reunião, Phan postou no Facebook “Eu venci a batalha!!”.

Um porta-voz do distrito da escola emitiu um comunicado afirmando os direitos de Phan:

Recentemente acusações foram feitas a respeito dos direitos de estudantes trans da Southwood High School e escolas em nosso distrito. Mesmo que as leis federais e estaduais proíbam que o distrito comente em casos estudantis individuais, a posição do distrito é claro: Caddo Parish se posiciona em favor da primeira emenda de que estudantes são livres para se expressar e essa crença á apoiada pelo código de vestimenta aprovado pelo Conselho Escolar de Caddo Parish. Esse direito de expressão independe da raça, cor, religião, idade, nacionalidade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero ou deficiência.

________________________________

Links relacionados

Matéria original (Em inglês): A trans teen was told her senior photos were ‘inappropriate.’ They weren’t for long.

Mulheres e indivíduos LGBT: vítimas invisíveis de desastres

A posição de Taiwan na História Trans

Se o seu perfil diz “não curto orientais” então você é um “gay lixo”

Um comentário em “Direção diz que fotos de garota trans são “inapropriadas”

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: