A representatividade de asiáticos LGBT+ nas temporadas de 2017-2018 da televisão

Fundada no ano de 1985, a GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation – Aliança de Gays e Lésbicas contra a Difamação) tem como um de seus objetivos registrar e analisar a representatividade LGBT+ na mídia. Desde o ano de 1997 (referente à temporada de 1996-97), são publicados relatórios observando não só onde e como as diversas sexualidades e identidades de gênero que formam a comunidade LGBT+ são representadas na TV aberta, na TV a cabo e nas plataformas de Streaming, mas também refletindo sobre o posicionamento de personagens LGBT+ no elenco e quais os gêneros de séries são mais inclusivos (e quais não são).

Aqui você pode ler um resumo da metodologia e das descobertas do relatório da temporada de 2017-2018 tanto na televisão aberta, como na televisão a cabo e nas redes de streaming (Amazon, Hulu e Netflix). Agora nós vamos nos debruçar especificamente sobre a representatividade de pessoas asiáticas LGBT+.

Sem título

O número de personagens asiáticos na televisão durante a temporada de 2017-2018 recebeu um aumento de 1% em relação ao ano passado, totalizando 65 personagens dos 901 analisados. Séries como Fresh of the Boat da ABC compostas por um grande número de personagens asiáticos foram os principais responsáveis por esse aumento de números. Porém, asiáticos ainda formam a minoria racial com menos representação na televisão.

Apesar desse aumento na representação de personagens asiáticos na televisão, a representatividade de asiáticos LGBT+ caiu de 13% para apenas 4%, mostrando a incapacidade dos roteiristas em trabalhar temas complexos que tangem intersecções de raça e sexualidade, e também a necessidade de maior diversidade não somente na frente, mas atrás das câmeras.

Sem título

Dos 329 personagens LGBT+ contabilizados pela GLAAD, somente 13 personagens asiáticos LGBT+ foram encontrados (3 na televisão aberta, 6 na televisão a cabo, e 4 nos canais de streaming). Abaixo, a lista completa de quem são esses personagens, e em quais seriados eles aparecem.

Representatividade asiática na televisão aberta (3 personagens)

CONRAD RICAMORA

1) O seriado policial How to Get Away With a Murder da ABC estreou sua quarta temporada dia 28 de Setembro de 2017 e conta com a presença do personagem Oliver Hampton, interpretado pelo ator estado-unidense de ascendência filipina Conrad Ricamora. Tanto Oliver como Conrad são gays, e em 2016 o ator ganhou o prêmio de visibilidade da Human Rights Campaign.

Black-Lightning-Grace-Choi-Chantal-Thuy

2) A série Black Lightning do canal The CW, que conta a história do super herói Raio Negro do universo DC, estreou sua primeira temporada no dia 16 de janeiro de 2018, e conta com a presença da personagem meta-humana Grace Choi, interpretada pela atriz canadense de ascendência vietnamita Chantal Thuy. Grace é bissexual e tem um relacionamento com Anissa (Interpretada por Nafessa Williams).

MV5BYjA0YmM5ZTItZDc1NS00MzlhLTgwYjItMDkxNjI4ZDYxMzBmXkEyXkFqcGdeQXVyNDQ1NDA0MDg@._V1_

3) A série Valor do canal The CW estreou a sua primeira temporada no dia 9 de outubro de 2017 e conta com a presença da sargento Zoe Cho, interpretada por Chelle Ramos, que mantém um relacionamento com a agente da CIA Thea (Interpretada por Melissa Roxburgh)

Representatividade asiática na televisão a cabo (6 personagens)

Bold_Type_Muslim_lesbian

1) A comédia dramática The Bold Type da Freeform estrou a sua primeira temporada no dia 11 de julho de 2017, e conta com a presença da personagem lésbica e muçulmana Adena El Amin, interpretada pela atriz canadense de ascendência iraniana Nikohl Boosheri.

harry-shum-jr

2) A série Shadowhunters: The Mortal Instruments da Freeform (Distribuída no Brasil pela Netflix) irá estrear a sua terceira temporada dia 20 de Março de 2018. Baseado na série de livros de mesmo nome, ela tem a presença do personagem queer Magnus Bane, interpretado pelo ator costa riquenho de ascendência chinesa Harry Shum jr.

featured_L

3) A série Billions da Showtime irá estrear a sua terceira temporada dia 25 de Março de 2018 e continuará com a presença da personagem lésbica Tara Mohr, interpretada pela atriz estado-unidense de ascendência indiana.

MV5BOTM0MDI2MzM0MV5BMl5BanBnXkFtZTcwNTg1Mzg3OA@@._V1_SY1000_CR0,0,1429,1000_AL_

4) A série Heathers da Paramount irá estrear a sua primeira temporada dia 7 de março de 2018 e contará com a presença do personagem gay Kyle, interpretado pelo ator estado-unidense de ascendência filipina Romel de Silva.

MV5BMTU2MDI0MTMxMF5BMl5BanBnXkFtZTgwMzY4Mjc1NDM@._V1_SY1000_CR0,0,1497,1000_AL_

5) A série Here and Now da HBO estreou a sua primeira temporada dia 11 de fevereiro e conta com a presença do personagem Navid Shrokani, uma pessoa trans de gênero fluido, interpretada pelo ator Marwan Salama.

Nazanin_Boniadi_as_Clare_in_Starz_Original_Series_Counterpart

6) O seriado Counterpart da Starz estreou sua primeira temporada dia 10 de Dezembro de 2017 e conta com a presença da personagem lésbica Clare, interpretada pela atriz iraniana Nazanin Boniadi.

Representatividade asiática nos canais de streaming (4 personagens)

runaways

1) A série Runaways da Hulu, baseado na série de quadrinhos da Marvel de mesmo nome, estreou sua primeira temporada dia 21 de Novembro de 2017 e conta com a presença da personagem Nico Minoru, interpretada pela atriz estado-unidense de ascendência japonesa Lyrica Okano, interesse romântico de Karolina Dean (Interpretada por Virginia Gardner)

XU9mXPYhpMwyFUEkZKMTnwwy4Ig

2) A série de comédia dramática Orange is the new Black da Netflix estreou a sua quinta temporada no dia 9 de Junho de 2017 e conta com a presença da personagem bissexual Brook Soso, interpretada pela atriz estado-unidense de ascendência japonesa Kimiko Glenn.

Rabbitversary

3) A comédia Difficult People do Hulu estreou a sua terceira temporada no dia 8 de Agosto de 2017, e conta com a presença de Todd Ross, interpretado pelo ator estado-unidense de ascendência coreana John Cho, que forma o par romântico de Billy Epstein (Interpretado pelo ator Billy Eichner).

maxresdefault

4) A série canadense Degrassi: The Next Class, originalmente do canal The Family Channel e transmitido pela Netflix, estreou a sua quarta temporada dia 3 de Julho de 2017 e conta com a presença do personagem gay Vijay Maraj, interpretado pelo ator canadense de ascendência indiana Dante Scott.

Agradecimentos: Leonarda Lisboa, Gushiken Yasumori e Rafa Nagao.

_____________________________________________

Links relacionados:

Relatório completo (Em inglês): Where We Are on TV ’17-’18

Onde nós estamos? A visibilidade LGBT+ nas produções cinematográficas do ano de 2016

Filmes de Arthur Dong destacam a história asiático-americana e queer

A humanização do asiático LGBT em “OKAMA – Vozes LGBT nipo-brasileiras”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: