8 ídolos de KPOP que estão desafiando as normas de gênero na Coréia

Matéria originalmente postada no Soompi.

Tradução: Daniel Massanori Teruya Leite

______________________________

Em 2017 cada vez mais ídolos coreanos estão agindo de maneira não convencional em termos de marketing de marca, moda e performance em consideração a norma de gênero. Taemin fez sucesso com o “Move” criando propositalmente paralelos nas formas de dança feminina e masculina, muitos artistas, de Key até Ren estão vestindo roupas que vão além da classificação de gênero, e há um aumento de campanhas de produtos de beleza no qual um ídolo masculino usa a linha completa (batom e tudo) em propagandas e comerciais, ao invés de somente usar os seus rostos em posteres.

Vamos apreciar alguns desses artistas que estão espalhando essa onda e liderando a quebra de padrão de gênero na Coreia do Sul.

Taemin

Durante a sua entrevista para a W magazine e Bilboard, Taemin do SHINee disse que suas coreografia para o “Move” foi especialmente elaborada para incluir gestos masculinos e femininos, combinando com o seu tipo de corpo e as emoções que ele queria transmitir. Ele nunca demonstrou vergonha com palavras do tipo “bonita” (Pretty), Taemin constantemente desafia como a dança é pensada e a ideia de como um grupo de meninos famosos como o SHINee tem que se mover e vestir. Ele também escolhe roupas de gênero-fluído para as performances nos palcos e nos videos de musica.

G-Dragon

G-Dragon do BIGBANG é também conhecido por ser bastante estiloso. Ele foi convidado para representar grandes nomes do mundo e foi modelo de capas usando roupas consideradas muito femininas para um homem vestir. Ele também não tem medo de usar penteados de cabelo comprido e marcas de maquiagens que focam somente em uma clientela feminina.

Kim Heechul

Falando sobre maquiagens e penteados, fica difícil não mencionar que em 2017 o programa de variedade do membro do Super Junior, Kim Heechul, “Lipstick Prince”(Príncipe de batom). O programa inicialmente foi anunciado como maquiagem masculina pode ser sexy também, e permitir que homens aprendam sobre o mercado da moda e maquiagem tanto masculina como feminina. Vários ídolos, homens e mulheres, apareceram no programa para discutir sobre maquiagem e aprender sobre diferentes produtos de maneira educativa para o público geral.

Ren

Ren do grupo NU’EST chamou muita atenção quando ele foi modelo de saias e vestidos, com seus longos e estilos cabelos para um shopping chinês de gênero neutro. Ele ainda não revelou o segredo do seu maravilhoso cabelo, mas ele teve muito o que dizer para as pessoas que questionavam a sua sexualidade, em um post do Instagram ele afirmou que sim, ele é um homem. Homens também podem usar saia. As pessoas não sabem disso?

Lee Hong Ki

A maioria das pessoas conhece o Lee Hong Ki como o vocalista do grupo Ft Island da FNC Enterteiment, mas os fãs também sabem que ele tem uma paixão além da música (e atuação): Nail Art (Manicure artística). Decorar a unha deixou de ser algo pessoal até a música “Hello Hello” do grupo ser lançada, e se tornou comum ele se apresentar com as unhas decoradas. O público reagiu de diversas maneira, e apesar das críticas negativas ele lançou um livro em 2013 chamado “Lee Hong Ki Nail Book”(livro das as unhas de Lee Hong Ki) com imagens de unhas decoradas e várias histórias sobre suas experiências sobre decorar as unhas que se tornou best-seller na Coreia do sul,China e Japão.

Jo Kwon

Jo Kwon do 2AM não é apenas um maravilhoso cantor, ele também o rei ( ou rainha?) do entretenimento. Sem medo de demonstrar sua personalidade excêntrica, seu estilo pessoal e seu traços considerados “feminino” (segundo os padrões atuais) trouxeram a discussão da cultura queer para o público diversas vezes. Ele é uma verdadeira diva no melhor sentido da palavra. Arrasando na sua performance no musical “Priscilla”, incorporando saltos e roupas femininas no seu figurino, e detonando as normas de gêneros nas capas de revistas.

Hansol

Antes de Heechul começar  os tutoriais de batom no “Lipstick Prince”, o antigo membro do ToppDogg, Hansol já era conhecido como um profissional em batons. Ele dava recomendações de cores e marcas para os fãs e também fez tutorias de maquiagem. Ele também é um dos poucos ídolos Coreanos que se declarou publicamente como não heterossexual. Hansol mostrou o quão ousado ele era depois que colocou no ar um video com a música “Slut like you” da Pink com um coreografia cheia de movimentos sensuais, visual urbano e cheio de ousadia.

Amber

Enquanto o número de homens desafiando as normas de gêneros na Coreia cresce todo ano, as mulheres continuam a lutar para quebrar suas próprias barreiras. A indústria do entretenimento continua sendo conservadora com as mulheres, no sentido de que é esperado que elas sejam elegantes, charmosas, vistam-se bem com maquiagens da moda destacando sua feminilidade, e sendo uma pessoa angelical. Essas expectativas vem dos produtores, fãs e do publico no geral, e a artista que contraria isso pode ser alvo de muito mais comentários negativos do que seus equivalentes masculinos.

Nenhuma se expressou tanto nesse tipo de ambiente de maneira tão livre como a Amber do f(x). Ela está comprovando que aparecer apenas com shorts, constantemente usando cabelo curto e tendo uma personalidade franca não a faz menos mulher que as outras integrante do grupo. Ela também não tem medo de responder os haters ou pessoas que criticam a sua aparência e personalidade (Um exemplo é um vlog recente em que ela tenta encontrar os seus seios “inexistentes”). Ela é definitivamente uma inspiração para pessoas que preferem ser verdadeiras consigo mesmas do que aderir a normas da sociedade de como um gênero específico deve se vestir e comportar.

______________

Links relacionados:

Matéria original (Em inglês): 8 K-Pop Idols Who Are Challenging Gender Norms In Korea

Uma das maiores bandas do Oriente Médio tem um vocalista Queer

“Um namorado não, uma namorada” A resposta honesta de uma candidata filipina durante um concurso de beleza

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: